IRS. Abaixo dos 10 euros, reembolsos não são feitos
16-04-2024 - 10:03
 • Liliana Monteiro , João Malheiro

Tiago Caiado Guerreiro explica o Fisco não paga valores para os quais teria de ter gastos superiores para os processar. Dívidas até 25 euros também não têm de ser pagas.

Os contribuintes que tiverem reembolsos de IRS abaixo de 10 euros não vão receber o montante. O esclarecimento é feito através do Portal das Finanças que explica que o limite mínimo para reembolso é de 10 euros.

Por isso, quem tenha direito a um montante de reembolso inferior, não o irá receber. Em contrapartida, quem deve até 25 euros também não tem de devolver o dinheiro ao Estado.

À Renascença, Tiago Caiado Guerreiro explica que tal está previsto na lei e o Fisco não paga valores para os quais teria de ter gastos superiores para os processar. O fiscalista refere que "a perda do benefício não é significativo, mas o custo que havia à administração e aos contribuintes seria elevado".

"Isto tem uma justificação, existe em quase todos os ordenamentos jurídicos e não levanta grandes problemas", acrescenta.

A lei também prevê que os contribuintes que têm de devolver dinheiro ao Fisco não sejam obrigadas a fazê-lo, desde que o valor não ultrapasse os 25 euros.

[Atualizada às 11h15]