Lisboa. Quinta das Conchas e dos Lilases fechada depois de encontrado ninho de vespas asiáticas
30-08-2019 - 14:22
 • Cristina Nascimento

Aviso da Câmara Municipal de Lisboa refere que jardins serão reabertos assim que estiverem reunidas condições de segurança.

A Quinta das Conchas e dos Lilases, no Lumiar, em Lisboa, está encerrada esta sexta-feira e ainda sem previsão de reabertura, depois de ter sido encontrado um ninho de vespas asiáticas.

Na rede social facebook, a autarquia informa que os jardins estão encerrados "para trabalhos de limpeza e monitorização".

"Ontem, foi encontrado um ninho de vespas asiáticas, numa das árvores, que foi devidamente eliminado durante a noite. Os jardins serão reabertos logo que a CML receba o relatório final que confirme estarem asseguradas todas as condições para a sua utilização", informa ainda a autarquia.

A vespa velutina é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural pelas regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, sendo a sua existência reportada desde 2011 na região norte de Portugal.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se não só na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, mas também para a saúde pública, porque, embora não sendo mais agressivas do que a espécie europeia, reagem de modo muito agressivo se sentirem os ninhos ameaçados, podendo fazer perseguições até algumas centenas de metros.