Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
Cerca de 11,3% dos infetados com o novo coronavírus, em Portugal, são profissionais de saúde. Desses, 658 já recuperaram. Os números foram divulgados, esta quarta-feira, pelo secretário de Estado da Saúde.
Na conferência de imprensa sobre a situação pandémica em Portugal, António Lacerda Sales revelou que, em termos acumulados, foi diagnosticada Covid-19 a 3.183 profissionais de saúde.
Entre os mais de três mil profissionais de saúde infetados, 477 são médicos, 838 enfermeiros, 774 assistentes operacionais, 162 assistentes técnicos e 107 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.
O secretário de Estado anunciou, ainda, que desde o dia 1 de março foram realizados mais de 566 mil testes de diagnostico à Covid-19 em Portugal.
"De 1 a 11 de maio, a média foi de mais de 12.600 testes por dia. Estamos, como reconheceu a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico], entre os países que mais testes de diagnóstico fazem à Covid-19", congratulou-se o governante.
Lacerda Sales adiantou que "estão a ser feitos 250 testes por dia nos estabelecimentos prisionais". A intenção é quase duplicar esse número: "Está previsto, através do INIAV [Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária], aumentar a capacidade para 450 testes por dia."
Estudo serológico na estrada
O primeiro estudo transversal do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) que visa monitorizar a evolução da imunidade da população portuguesa contra o novo coronavírus "está já no terreno".
"Foram contactados os 17 hospitais da rede nacional de hospitais e os 105 postos de colheita de análises clínicas em todo o território nacional. Os materiais para as colheita de sangue e questionários para a recolha de dados serão entregues nos locais até ao inicio da próxima semana, após o que se iniciará a fase de recolha de amostras de sangue e dados. Todas as análises de sangue para determinação de anticorpos e análise de dados serão realizados pelo INSA", avançou o secretário de Estado.
Lacerda Sales reforçou que continuam dar-se "pequenos passos, todos os dias, para um regresso da normalidade social possível", e deu o exemplo de uma paciente que recuperou de uma situação complicada.
"Casos como o da Dona Lurdes, de 96 anos, que regressou a casa curada, após três semanas de internamento no Hospital Pedro Hispano, continuam a ser sinais de esperança para todos nós", vincou.
De acordo com o balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta quarta-feira, morreram 1.175 por Covid-19 em Portugal, das 28.132 oficialmente infetadas. Já foram dados como recuperados 3.182 pacientes.