O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, considera que o abuso de crianças "é o maior escândalo que se pode ter dentro da Igreja".
"Os abusos de crianças é o maior escândalo que se pode ter dentro da Igreja, porque são crianças e puseram a sua confiança na Igreja, como Francisco e Jacinta, e se alguém dentro da Igreja abusa de uma criança, é a pior coisa que pode acontecer, e isso não podemos tolerar”, disse o prelado durante a celebração, a que presidiu, na Basílica da Santíssima Trindade, da memória litúrgica dos Santos Pastorinhos.
Citado pela página da Internet do Santuário de Fátima, D. José Ornelas diz que “a Igreja não deve ser um lugar estranho às crianças, tem de ser um lugar onde são acarinhadas e queridas.
"O mais estranho e o pior que se pode fazer é fazer sofrer uma criança e, particularmente, no meio da Igreja”, reforçou o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
“Não é uma luta fácil, mas é importante que se entenda e que se tomem medidas para que isto não aconteça, porque isto é o pior que pode acontecer”, rematou.
A Igreja celebrou no dia 20 de fevereiro a memória litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto.