Maioria dos europeus diz "não" à mudança da hora
30-08-2018 - 16:28

Mais de 80% das pessoas que responderam a um inquérito da Comissão Europeia defendem a abolição da medida, avança emissora alemã.

A maioria dos cidadãos europeus que respondeu a um inquérito da Comissão Europeia quer acabar com a tradicional mudança da hora. A notícia está a ser avançada pela emissora alemã Deutsche Welle.

Mais de 80% das pessoas que deram a sua opinião defendem a abolição da medida que começou a ser introduzida há um século, com o objetivo de poupar energia.

Cerca de 4,6 milhões de europeus responderam a este que é o maior inquérito realizado pela Comissão Europeia.

Os resultados oficiais vão ser divulgados esta quinta-feira.

Mas porque é que a hora muda? As explicações remontam à I Guerra Mundial, quando o consumo de energia foi direccionado para o esforço de guerra. A população civil começou a sentir dificuldades para garantir o aquecimento e iluminação das habitações, pois era preciso poupar carvão e, até, velas.

Os especialistas debruçaram-se, então, sobre a possibilidade de se mudar a hora, para conseguir mais luz natural e temperaturas mais elevadas. Uma ideia que já tinha sido estudada no passado, por exemplo, por Benjamin Franklin.

Foi então que “há cem anos, em 1916, e por causa da I Guerra Mundial e devido ao combustível utilizado no esforço de guerra, que não podia ser utilizado para o bem estar das pessoas, que foi introduzida, pela Alemanha, formalmente, a mudança de hora”, explicou à Renascença Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa. “Portugal adoptou esta prática nesse mesmo ano”, conta.