A Comissão Europeia espera apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que facilite as deslocações de trabalho e as viagens turísticas dentro da União Europeia ainda este Verão.
Este certificado é uma espécie de passe que deverá conter informação sobre a situação da pessoa relativamente à Covid-19: se foi vacinada ou se recentemente testou negativo ou, no caso de ter estado doente, informação sobre a recuperação.
A proposta está ainda a ser trabalhada e deverá clarificar alguns aspectos técnicos e médicos que ainda suscitam questões.
A Comissão já disse que a iniciativa “vai respeitar a proteção de dados, a segurança e a privacidade” da pessoa.
O certificado permitirá “retomar a normalidade” do quotidiano dos cidadãos europeus “nas melhores condições possíveis”, afirmou Marta Temido que presidiu esta semana a uma reunião dos ministros da Saúde da União Europeia.
A prioridade da União Europeia continua a ser o processo de vacinação e acelerar a produção e entrega de vacinas.
No final do encontro, a comissária da Saúde sublinhou que a UE espera ainda em março um aumento de produção de vacinas contra a Covid, aguardando também a avaliação de outras vacinas nas próximas semanas.