O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta quinta-feira José Cid pela conquista de um Grammy de “Excelência Musical” da Academia Latina de Gravação, salientando a sua importância na “música nacional e internacional”.
“O Presidente da República felicitou pessoalmente José Cid, por chamada telefónica a partir de Lagos, pela atribuição do muito merecido Grammy Latino por ‘Excelência Musical’”, refere uma mensagem divulgada pelo sítio oficial da Presidência da República na internet.
No documento, o chefe de Estado sublinha a “importância de José Cid no panorama da música nacional e internacional, ao longo de uma brilhante carreira de seis décadas, agora justamente reconhecida”.
“O prémio, anteriormente atribuído a Carlos do Carmo, distinguiu este ano nomes tão importantes quanto Joan Baez e Omara Portuondo, a quem a Academia reconheceu igualmente contribuições excecionais para a música latina”, acrescenta.
Marcelo Rebelo de Sousa refere que José Cid é um “orgulho” para os portugueses.
“Do Quarteto 1111 ao Festival da Canção, do rock progressivo às baladas e aos sucessos trauteados por várias gerações, a constância e a diversidade de José Cid, há muito reconhecidas em Portugal, recebem agora uma distinção internacional que é justo motivo de orgulho para o premiado e para os portugueses”, conclui.
O músico português José Cid vai receber um Grammy de “Excelência Musical”, anunciou hoje a Academia Latina de Gravação.
“O Prémio à Excelência Musical é concedido a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina”, refere a página oficial da Academia.
José Cid vai receber o Grammy Latino numa cerimónia em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, em 13 de novembro.