Fecho noturno da urgência pediátrica de Loures motiva reunião entre autarcas e Governo
07-03-2023 - 06:20
 • Lusa

A decisão de encerramento motivou a aprovação de moções nas câmaras de Loures e de Mafra, por unanimidade. Em causa, a falta de pediatras.

Os presidentes das câmaras de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço, concelhos do distrito de Lisboa servidos pelo Hospital Beatriz Ângelo (HBA), reúnem-se esta terça-feira com o ministro da Saúde sobre o encerramento noturno da urgência pediátrica da unidade.

Desde quarta-feira passada que a urgência pediátrica do hospital de Loures passou a funcionar apenas de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9h00 e as 21h00, devido à falta de pediatras.

A decisão de encerramento motivou a aprovação de moções nas câmaras de Loures e de Mafra, por unanimidade.

Entretanto, os chefes de equipa do Serviço de Urgência Geral do HBA apresentaram a sua demissão devido à falta de condições, que dizem pôr em causa a segurança dos doentes e dos profissionais.

O Governo prometeu apresentar esta semana o plano para o funcionamento regular das urgências de pediatria de toda a Área Metropolitana de Lisboa.

A população que recorre à urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo deve passar a usar os serviços que se mantêm abertos, como os do Hospital de Santa Maria, do Hospital Dona Estefânia ou do Hospital de São Francisco Xavier, todos em Lisboa.

O encontro com o ministro Manuel Pizarro está marcado para as 12h00, no Ministério da Saúde, em Lisboa.