Morato lesionou-se e desfalcará o Benfica por cerca de um mês.
No site oficial, o Benfica informa que o central brasileiro, de 21 anos, fez uma entorse no tornozelo direito, que atingiu a articulação. O tempo previsto de paragem para este tipo de lesão é de quatro a seis semanas.
Morato lesionou-se na terça-feira, nos minutos finais do jogo com o Paços de Ferreira, de atraso da terceira jornada do campeonato, que o Benfica venceu por 3-2. O defesa brasileiro deixou o relvado com queixas.
É o terceiro central do Benfica lesionado, depois de Lucas Veríssimo, que carrega lesão grave já da temporada passada, e João Victor, que se lesionou no último jogo que disputou pelo Corinthians.
No boletim clínico o Benfica não estima o tempo de paragem, mas é certo que Morato não irá defrontar o Vizela na sexta-feira. Deve também falhar os jogos da I Liga com Famalicão e Marítimo, bem como os jogos da Liga dos Campeões contra Maccabi Haifa, na Luz, e Juventus, em Turim.
Oportunidade para Jan Vertonghen, que tem apenas um minuto de jogo disputado esta época. Na passada sexta-feira, o treinador do Benfica dissera que o problema do belga, de 35 anos, habituado a ser titular e a precisar de minutos para ir ao Mundial, era a boa forma de Morato.
"Morato esteve muito bem desde o início da pré-época. Os internacionais vieram mais tarde e o Morato tirou partido disso. Quando um jogador está a exibir-se bem, tem bons argumentos para ficar na equipa. O Jan é um grande jogador, uma excelente pessoa, está habituado a jogar sempre, mas neste momento o Morato está bem", disse Roger Schmidt.
Após a visita ao Boavista, em que apostou em António Silva para o lugar do castigado Otamendi, Schmidt sublinhou que o português era o substituto natural do argentino, por ser, também, central do lado direito.
"O substituto natural para a posição de central do lado direito é o António. Se sentíssemos que o António não estava preparado, podíamos jogar com dois centrais canhotos, mas ele fez uma grande pré-época e hoje [sábado] mostrou que pode jogar pela equipa principal", disse o alemão.
Por estas duas declarações de Schmidt, é possível depreender que o substituto de Morato no 11 deverá ser Vertonghen. O internacional belga foi titular indiscutível nas duas primeiras épocas no Benfica.