O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe, ainda esta segunda-feira, o Grupo de Trabalho Inter-religioso, signatário da declaração "Cuidar até ao fim com compaixão".
Os pedidos de audiência ao Presidente e outro idêntico ao parlamento foram feitos com “caráter de urgência”, estando prevista para terça-feira a ida do grupo À Assembleia da República.
Em
comunicado assinado pelo coordenador do Grupo de Trabalho Inter-Religioso, padre Fernando Sampaio, confirma-se que a audiência com Marcelo, que chega esta segunda-feira da viagem oficial à Índia, está marcada para as 20h00.
Na semana em que a Assembleia da República vota as propostas da eutanásia, o Grupo de Trabalho confirma também o encontro no parlamento, a quem pediram para reunirem com o presidente Ferro Rodrigues e com os deputados da comissão parlamentar de Saúde. Estes encontros estão agendados terça-feira, a partir das 14h20.
O Grupo de Trabalho Inter-Religioso lembra, no comunicado desta segunda-feira, que pediu estes encontros para "reafirmar a posição da grande maioria das religiões de Portugal, partilhar a preocupação pelos equívocos e ambiguidades do presente processo e afirmar a necessidade de construir um modelo compassivo de sociedade que cuida".
O grupo responsável pelo texto da declaração “Cuidar até ao fim com compaixão” viu o texto, assinado em maio de 2018, ser revalidado no passado dia 12 de fevereiro. O documento é assinado por representantes da Igreja Católica, Aliança Evangélica Portuguesa, Comunidade Hindu Portuguesa, Comunidade Islâmica de Lisboa, Comunidade Israelita de Lisboa, Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, União Budista Portuguesa, União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.