O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, revela que vai “enviar para o Conselho de Disciplina” as declarações de Sérgio Conceição na antevisão ao jogo da 9ª jornada do campeonato, onde defende Mehdi Taremi e critica o VAR. Trata-se do processo normal em situações “que passem aquilo que achamos que é o razoável”.
“Existem discursos que não melhoram em nada a credibilidade do futebol e nós entendemos que este faz parte desse grupo de comentários desnecessários”, admite, em declarações a Bola Branca.
O Conselho de Disciplina da FPF dará “o seguimento de que deve dar” à situação, sendo que, na opinião do presidente da APAF, estas declarações “não são nada de novo” e apenas “surpreendem no timing”.
“Infelizmente já é o normal começarmos com este tipo de comportamentos ou insinuações. Nós não podemos fazer nada, quem pode é o Conselho de Disciplina e espero que o façam”, lamenta, em entrevista à Renascença.
Luciano Gonçalves acusa ainda Sérgio Conceição de ter “um objetivo claro” com estas palavras, entendendo apenas que podia “fazer o trabalho dele” de “outra forma”.
“Ele está a fazer o papel dele e nós vamos fazer o nosso”, avisa.
Sérgio Conceição lamentou que Taremi tenha sido rotulado como um jogador desonesto depois de ter sido expulso por simulação de um penálti que, no seu entender, é "claríssimo" e devia ter sido assinalado pelo videoárbitro.
"O árbitro pode até ser induzido em erro pela visão que tem do lance no momento, pode ter algumas dúvidas e sente-se confortável para não assinalar porque tem muitas câmaras e gente para o alertar. É um penálti claríssimo. Se o VAR não viu, das duas uma: ou não tem competência ou precisa de ir ao oculista. Se é um lance que depende do critério, tudo bem. Naquele lance é claro. E num lance claro colocam-se rótulos nas pessoas. O Taremi é um jogador extremamente honesto", disse.
Sérgio Conceição fazia a antevisão da visita do FC Porto ao Tondela, no sábado, às 18h00, relativa à nona jornada do campeonato. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.