Deco quer sentar VW, Seat e SIVA no banco dos réus
02-11-2016 - 09:08

Teste comprova a ineficácia da intervenção nos carros afectados, pois as emissões acima dos valores permitidos não foram corrigidas.

A Deco avançou com uma acção judicial, junto do Tribunal de Lisboa, contra a Volkswagen espanhola, a SIVA e a Seat.

“Depois de tentarmos o diálogo, consideramos que se esgotou o tempo razoável de espera para os consumidores portugueses”, justifica o comunicado.

Um ano depois do escândalo das emissões poluentes, a associação de defesa do consumidor garante que cerca de 50 mil carros continuam à espera da intervenção técnica que, alegadamente, servirá para corrigir o problema.

Segundo o comunicado, a SIVA reconhece que não faz ideia de quanto tempo mais vai precisar para corrigir o problema em Portugal.

Além disso, um estudo feito em Itália mostra que, depois de intervencionados, os carros poluem mais.

A Deco refere que já questionou directamente o Governo. Ao Ministério do Ambiente foi colocada a “questão do excesso de emissões decorrente da fraude, a necessidade de investigar a sua dimensão, impacto e definição de posteriores medidas sancionatória”.

Também foi interpelado o Ministério da Economia sobre a eficácia do grupo de trabalho (cuja integração foi negada) e o estádio da realização das tarefas anunciadas no relatório preliminar.

Nos Estados Unidos, o construtor alemão prepara-se para pagar cerca de 14 mil milhões de dólares em compensações. Desses, 10 mil milhões serão para a indemnização directa dos proprietários afectados, enquanto, na Europa, a Volkswagen continua a negar o pagamento de qualquer verba.

Várias marcas automóveis ficaram sob suspeita após o escândalo da Volkswagen, que rebentou a 18 de Setembro do ano passado, quando se percebeu que a construtora alemã instalara um kit fraudulento de emissões poluentes nos motores EA 189, usado em modelos a gasóleo da VW e da Audi, que ocultavam os valores reais de poluição gerados por esses motores.

A Volkswagen assumiu ter colocado um software em 11 milhões de automóveis a nível mundial, dos quais 8,5 milhões na Europa.

Já este ano, foi revelado que a francesa Renault apresentava modelos que não cumpriam as regras de emissões, embora não tenha havido uma manipulação intencional. A marca vai chamar 15 mil carros às oficinas.

A Comissão Europeia prometeu endurecer as regras contra a indústria automóvel por causa da emissão de poluentes.