A Deco avançou com uma acção judicial, junto do Tribunal de Lisboa, contra a Volkswagen espanhola, a SIVA e a Seat.
“Depois de tentarmos o diálogo, consideramos que se esgotou o tempo razoável de espera para os consumidores portugueses”, justifica o comunicado.
Um ano depois do escândalo das emissões poluentes, a associação de defesa do consumidor garante que cerca de 50 mil carros continuam à espera da intervenção técnica que, alegadamente, servirá para corrigir o problema.
Segundo o comunicado, a SIVA reconhece que não faz ideia de quanto tempo mais vai precisar para corrigir o problema em Portugal.
Além disso, um estudo feito em Itália mostra que, depois de intervencionados, os carros poluem mais.
A
Deco refere que já questionou directamente o Governo. Ao Ministério do Ambiente
foi colocada a “questão do excesso de emissões decorrente da fraude, a
necessidade de investigar a sua dimensão, impacto e definição de posteriores
medidas sancionatória”.
Também foi interpelado o Ministério da Economia
sobre a eficácia do grupo de trabalho (cuja integração foi negada) e o estádio
da realização das tarefas anunciadas no relatório preliminar.
Nos Estados Unidos, o construtor alemão prepara-se
para pagar cerca de 14 mil milhões de dólares em compensações. Desses, 10 mil
milhões serão para a indemnização directa dos proprietários afectados,
enquanto, na Europa, a Volkswagen continua a negar o pagamento de qualquer
verba.
Várias marcas automóveis ficaram sob suspeita após o escândalo da Volkswagen, que rebentou a 18 de Setembro do ano passado, quando se percebeu que a construtora alemã instalara um kit fraudulento de emissões poluentes nos motores EA 189, usado em modelos a gasóleo da VW e da Audi, que ocultavam os valores reais de poluição gerados por esses motores.
A Volkswagen assumiu ter colocado um software em 11 milhões de automóveis a nível mundial, dos quais 8,5 milhões na Europa.
Já este ano, foi revelado que a francesa Renault apresentava modelos que não cumpriam as regras de emissões, embora não tenha havido uma manipulação intencional. A marca vai chamar 15 mil carros às oficinas.
A Comissão Europeia prometeu endurecer as regras contra a indústria automóvel por causa da emissão de poluentes.