Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O Reino Unido entra esta segunda-feira em nova etapa de desconfinamento com a reabertura de cabeleireiros, esplanadas de "pubs", cafés, restaurantes e diversas lojas não essenciais.
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson foi uma das muitas pessoas que foi cortar o cabelo esta segunda-feira de manhã.
Seguindo as indicações dadas a semana passada, grande parte do comércio pode agora voltar a uma maior normalidade. O alojamento turístico também passa a ser permitido em casas independentes ou parques de campismo, mas sem partilha de instalações sanitárias.
Os ajuntamentos ao ar livre são agora permitidos num máximo de seis pessoas e podem juntar-se pessoas de dois agregados familiares distintos.
Ainda nesta nova fase de desconfinamento, são permitidos casamentos com a presença de 15 pessoas e funerais com 30.
A primeira fase da flexibilização das restrições teve início em 29 de março, quando terminou a recomendação de não sair de casa, enquanto a terceira fase está prevista para 17 de maio, com a retomada dos voos internacionais e ajuntamentos no exterior até 30 pessoas.
No Reino Unido, mais de sete milhões de pessoas já estão totalmente vacinadas (duas doses tomadas). Os especialistas apontavam que o país pode alcançar esta segunda-feira a imunidade de grupo.