As alterações ao artigo que define o agregado familiar dos estudantes está a deixar muitos alunos do ensino superior sem bolsa ou até mesmo a ter de devolvê-la.
Segundo o "Jornal de Notícias", são vários os casos que têm, chegado às mãos da Associação Académica de Coimbra (AAC) que vai enviar esta quarta-feira pedidos de audiência aos partidos para que na proxima legislatura mudem o artigo que está a baralhar as contas de quem precisa de ajuda para estudar no Ensino Superior
Muitos estudantes vivem deslocados em casa de tios ou dos avós e estão a perder a bolsa de estudo. Há mesmo casos em que o dinheiro começou a ser pago e é agora pedido de volta.
O rendimento destes familiares passou a entrar nas contas, excluindo assim os apoios aos alunos. O regulamento foi alterado em julho e o artigo tem agora um "ou" que está a gerar esta situação.
Os critérios deixaram de ser cumulativos pelo que agora basta um deles para se retirar a bolsa a um aluno e é isso que tem estado a acontecer a quem vive com membros da família que não são muitas vezes o pai e a mãe.
Segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior, a primeira causa de indeferimento de bolsas é precisamenter o rendimento do agregado familiar.