Pelo menos quatro pessoas, entre as quais três crianças, ficaram feridas esta quinta-feira, na sequência de um esfaqueamento em Dublin.
De acordo com o RTÉ, os feridos foram transportados para vários hospitais e uma criança de cinco anos e uma mulher apresentam ferimentos graves.
Duas outras crianças apresentavam ferimentos ligeiros (uma das quais já teve alta). A polícia deteve um homem com cerca de 50 anos, que também estava a ser tratado por causa dos ferimentos.
"Os feridos incluem um homem adulto, uma mulher adulta e três crianças pequenas", declarou um porta-voz da polícia irlandesa.
O incidente ocorreu por volta das 13h30 de quinta-feira à porta da Gaelscoil Choláiste Mhuire, uma escola na Parnell Square East, uma zona movimentada da capital irlandesa. Os transeuntes desarmaram o suspeito e imobilizaram-no no chão até à chegada da polícia e dos serviços de emergência.
A polícia afirmou que está a seguir uma "linha de investigação definida" e que, de momento, não está à procura de outros suspeitos, mas estão a tentar determinar o motivo do ataque e não suspeitam de qualquer motivação terrorista, acreditando que se trata de um incidente isolado.
O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, afirmou estar "horrorizado" com o ataque e confirmou que o agressor se encontra sob custódia policial.
“Tenho estado em contacto com a ministra da Justiça (Helen McEntee), que me mantém informado. Os factos sobre este incidente continuam a ser esclarecidos”, escreveu na rede social X, antigo Twitter.
O chefe do executivo da Irlanda destacou a rapidez da resposta dos serviços de emergência que transportaram os feridos para diferentes hospitais da capital, entre os quais se encontrava o próprio agressor.
[Notícia atualizada às 19h50]