“Queremos acelerar a felicidade dos vila-realenses”. Este é objectivo da Câmara de Vila Real que preparou um diversificado cartaz para as festas da cidade, com mais de 100 actividades gratuitas, e convidou Luísa e Salvador Sobral para um concerto.
As festas têm como cabeças de cartaz Marisa, Xutos & Pontapés, Pedro Abrunhosa e Anselmo Ralph, em concertos que se juntam a iniciativas sobre três santos populares, Sto António, S. João e S. Pedro, e ao circuito automóvel.
O autarca Rui Santos destaca a importância destes eventos para Vila Real, na medida em que atraem visitantes e ajudam a dinamizar a economia local, nomeadamente o comércio tradicional.
“É um cartaz digno de uma capital de distrito, digno de Vila Real que é cada vez mais motor económico, social, cultural e desportivo de todo o interior Norte do país”, sublinha.
Actividades para todos os gostos
A programação musical arranca com um concerto dos D.A.M.A, no dia 13 de Junho, a que se seguem Xutos & Pontapés, Marisa, Pedro Abrunhosa e, no dia do Emigrante, a 10 de Agosto, Anselmo Ralph.
Integrado nos concertos de Verão do Teatro Municipal, destaque para a actuação de Luísa Sobral e Salvador Sobral, que recentemente ganhou o Festival Eurovisão da Canção.
O 47.º Circuito Automóvel de Vila Real, entre 24 e 25 de Junho, que, este ano, volta a ser o palco para uma etapa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) é outro dos pontos altos das festas.
Haverá, depois, entre 8 e 9 de Julho, um segundo fim-de-semana de corridas, que incorpora uma demonstração de motas.
Mês dos santos populares recheado
Para o Santo António, está programado um desfile de marchas pela principal avenida da cidade, que as freguesias do concelho estão a preparar, o festival gastronómico da carne maronesa e a tradicional feira de gado.
O São João vai ser festejado também no centro da cidade, numa iniciativa que junta os comerciantes e para o qual vão ser convidados a participar os pilotos que vão disputar as corridas de Vila Real.
Já no São Pedro, realiza-se a tradicional feira, que inclui os pucarinhos de barro negro, e ainda uma “Noite Negra”, uma festa em que os participantes terão que vestir de preto para homenagear a olaria de Bisalhães, cujo processo de fabrico foi classificado pela UNESCO.
Ainda em Junho decorre o festival Rock Nordeste, com entrada livre com as presenças, já confirmadas, dos Dead Combo, Mão Morta, Legendary Tigerman e Capicua.
“Sons ao Largo”, com concertos que vão ter como palco o largo da Capela Nova, no centro histórico, e “Jardins Musicados”, iniciativa musical que decorrerá no jardim da Carreira, são outros dois projectos para animar a cidade e atraírem visitantes ao concelho.
Entre Julho e Setembro, às sextas, sábados e domingos acontece o projecto “Arruada”, com projectos na praça do município e outros locais do centro da cidade.
Em Setembro, realiza-se a segunda edição do Pitoresco – Festival de Graffiti e Street Art” e ainda um fórum de exportadores onde estarão representadas cerca de 6.000 empresas de 20 países.