Quem fez melhor no Brasil? Jorge Jesus no Flamengo, ou Abel Ferreira, no Palmeiras?
O trabalho dos dois treinadores portugueses com mais títulos conquistados no Brasil é analisado por Renato Paiva, técnico português, ex-Benfica B, ao serviço do Independiente del Valle, do Equador.
Numa entrevista publicada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), Renato Paiva atribui maior mérito a Abel Ferreira do que a Jorge Jesus, encontrando justificação na menor dimensão do emblema paulista.
“Destaco ainda mais [o trabalho] do Abel do que o do Jorge”, considera, na medida em que o Palmeiras “é uma realidade, na teoria e na prática, inferior ao Flamengo. Acreditaria mais num 'bi' do Flamengo do que num do Palmeiras. O Abel fez algo mais difícil que foi ganhar duas Libertadores, o que não é fácil”, considera.
Abel Ferreira somou no passado fim de semana a sua primeira vitória pelo Palmeiras no Brasileirão 2022, com um triunfo por 3-0 sobre o Corintihans de Vitor Pereira.
Renato Paiva reflete sobre a carreira de Abel no Palmeiras para sair em defesa do treinador português:
"Custa-me que as pessoas não tenham memória no futebol, pois percebo que se queira ganhar, mas não a todo o custo e de forma irracional. O Palmeiras ganha a Libertadores, não entra bem no Estadual e quando vamos jogar contra eles há uma contestação grande ao Abel. O Palmeiras não ganhava a Libertadores há uma data de tempo. Percebo que a exigência no futebol está implícita, mas temos de ter os pés na terra e perceber o que podemos exigir de forma racional. O Abel até acaba por ganhar 5-0 e aquilo até lhe deu uma lufada de ar fresco e à sua equipa técnica. Mas imaginemos que o Independiente del Valle ganha 1-0 em São Paulo. Despedem o Abel e ele não ganharia uma segunda Libertadores. 'Chapeau' à estrutura diretiva do Palmeiras que percebe o profissional que está ali, não vai no coração dos adeptos e segura o treinador”, sublinha Renato Paiva.
Na mesma entrevista à CONMEBOL, Renato Paiva aborda o trabalho de Paulo Sousa no Flamengo, garantindo que o clube onde Jorge Jesus brilhou como treinador “vai ganhar competência técnico-tática” com o ex-selecionador da Polónia.
“Falta saber o encaixe do Paulo com este conjunto de jogadores. O Paulo foi um grande jogador, algo de que eu não beneficio e tenho de trabalhar de outra forma, mas vai ajudar na identificação dos jogadores; como o Zidane”, exemplifica.
Renato Paiva está a cumprir a segunda época consecutiva no comando técnico do Independiente del Valle, onde em 2021 se sagrou campeão. Esta temporada, concluídas dez jornadas, a equipa que dirige ocupa o 7.º lugar da liga equatoriana de futebol.
Já na Copa Libertadores, o Independiente lidera o grupo D, com quatro pontos, fruto da vitória (0-2) no Brasil, sobre o Atlético Mineiro, e do empate (2-2) em casa, com os colombianos do Tolima.