Uma menina de 13 anos morreu este domingo após um disparo, ao que tudo indica acidental, de uma espingarda de chumbos.
A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias, que indica que a criança terá tido acesso à arma do avô. O acidente aconteceu em S. Martinho de Crasto, Ponte da Barca.
À Renascença, a Proteção Civil de Viana do Castelo, adianta que o alerta foi dado às 11h40 deste domingo, sendo que óbito foi declarado no local pouco depois. Ainda há meios de socorro no local, incluindo viaturas e elementos dos Bombeiros de Ponte da Barca, a Ambulância Suporte Imediato de Vida (SIV) de Arcos de Valdevez, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Alto Minho, elementos da GNR e uma equipa de psicólogos da câmara municipal.
Segundo o jornal, a criança é filha de emigrantes em França e estaria de férias com a família naquela região. Foi atingida ao manusear a arma do avô, caçador. A espingarda de chumbos "não pode ser considerada uma arma de fogo, mas sim recreativa, porque se assemelhar a uma pressão de ar", indica fonte da GNR de Viana do Castelo, à Lusa. Na mesma casa encontrava-se uma segunda criança de 15 anos, que não sofreu ferimentos.
[Notícia atualizada às 14h08 de 27 de agosto de 2023]