O Presidente da República admite que Marrocos mereceu passar às meias-finais do Mundial 2022, perante uma seleção nacional pouco eficaz, e manda um abraço a Fernando Santos e Cristiano Ronaldo.
Em declarações aos jornalistas em Mindelo, em Cabo Verde, Marcelo Rebelo de Sousa salienta que "quem é mais eficaz ganha" e comisera-se com os jogadores portugueses, que diz terem tentado de tudo.
"Há dias em que se falha uma, duas, três [oportunidades] e não sai bem. Ninguém gosta de não ganhar. Haverá dez mil críticas, porventura algumas justas, outras não. Marrocos mostrou que é uma grande equipa, mereceu ganhar, foi mais eficaz. Hoje a bola não entrava e entraria numa outra oportunidade marroquina. Temos de dar os parabéns ao vencedor. Temos de dar os parabéns aos vencedores", realça o chefe de Estado.
Marcelo manda um abraço a Fernando Santos e a toda a equipa, especialmente "aos menos jovens, que porventura têm menos hipóteses de, daqui a quatro anos, estar na fase final do próximo Mundial".
"Um abraço especial ao Cristiano Ronaldo, que pode ser um desses casos. Não esquecemos o que todos eles fizeram ao longo destes anos e o que fizeram este esforço, que não deu e não ia dar", assinala.
Portugal perdeu com Marrocos, por 1-0, nos quartos de final do Mundial, e foi eliminado. Os marroquinos vão, agora, defrontar Inglaterra ou França.