AD mantém liderança na sondagem da Católica e indecisos caem
07-03-2024 - 21:21
 • João Pedro Quesado

Sem empate técnico, a nova sondagem coloca AD e PS a recuperar o que tinham perdido no estudo anterior. Apenas três partidos sofrem alterações.


Clique aqui para explorar a Sondagem das Sondagens


A AD lidera a mais recente sondagem da Universidade Católica sobre as eleições legislativas do próximo domingo. No estudo para a “RTP” e para o “Público” divulgado esta quinta-feira, tanto Aliança Democrática (AD) como PS ganham dois pontos, mas não há empate técnico e os indecisos descem – assim como o Chega.

A sondagem do Centro de Estudos de Sondagens e de Opinião (CESOP), da Universidade Católica de Lisboa, dá de novo a vitória à coligação PSD/CDS/PPM. A Aliança Democrática acumula 27% das intenções de voto e volta a ficar cinco pontos percentuais à frente do Partido Socialista, que tem 22% no cenário sem redistribuição de indecisos.

Tanto a AD como o PS recuperam dois pontos percentuais relativamente à sondagem do CESOP divulgada no final de fevereiro. Os indecisos, que tinham subido de 17% para 20% dos inquiridos, voltaram a descer, e são agora 16%.

O Chega permanece no terceiro lugar, com 13% das intenções de voto - menos um ponto que na sondagem anterior. E as alterações param aí.

A Iniciativa Liberal (4%) e o Bloco de Esquerda (3%) estão no mesmo patamar em relação à sondagem anterior. A história repete-se com o Livre, que continua com 3% das intenções de voto, com a CDU, que tem 2%, e com o PAN, que permanece em 1%. Também os votos em outros partidos, em branco e em nulo continuam nos 3%.

A nova sondagem do CESOP foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, com uma amostra de 2.405 pessoas. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais.

AD volta a afastar-se do PS na Sondagem da Sondagens

Inserida com a data de 3 de março, a nova sondagem faz a AD afastar-se mais uma vez do PS, na Sondagem das Sondagens, depois da sondagem da Intercampus divulgada na manhã desta quinta-feira não ter alterado a situação do agregador da Renascença.

A Aliança Democrática é a força política que mais ganha na mais recente atualização da Sondagem das Sondagens da Renascença - sobe 0,9 pontos, para os 32,5%. O Partido Socialista também ganha, mas apenas cresce 0,2 pontos percentuais - para os 27,8%.

O Chega volta a perder, descendo para 17,7%. Com a IL (5,3%) a perder 0,2 pontos e o BE (4,5%) a perder 0,9, os liberais reforçam a vantagem para os bloquistas.

O Livre continua a ser o sexto partido com maior estimativa de voto, subindo duas décimas, para 3,6%. A CDU (2,5%) recupera o que perdeu com a sondagem da Intercampus, e o PAN desce 0,2, para 1,4%.

Os valores da Sondagem das Sondagens ainda se vão alterar mais uma vez, com a entrada da sondagem diária TVI/CNN Portugal pela última vez antes das eleições.