Qase dois meses depois do acordo com forças de segurança, o Ministério da Administraçao Interna (MAI) anuncia que vai pagar nos próximos dias o subsídio de risco negociado para a PSP e GNR.
O acordo foi celebrado a dia 9 de julho e prevê o aumento de 300 euros na valorização do subsídio de risco, ainda este ano.
De acordo com comunicado do MAI, o aumento será processado de forma extraordinária nos próximos dias e será relativo aos meses de julho e agosto.
Em reação, à Renascença, Paulo Santos, da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), refere que o valor "já deveria ter sido processado nas contas dos polícias, porque tanto tempo de atraso criou inquietação e especulação nos polícias".
"Este acordo vem permitir que o suplemento na PSP atinja em 17 meses, o valor de 400 euros, somando aos 20% de cada titular, ficando garantido que em 6 Janeiro de 2025 se discuta as remunerações e carreiras e também se altere em breve, o modelo de alteração de índice por avaliação", explica.
"Aguardemos que o governo entenda a necessidade de valorização das remunerações e este acordo agora celebrado, é o que vai permitir essa discussão", acrescenta.