O Governo sul-coreano propôs esta terça-feira ao vizinho do Norte realizar conversações oficiais a 9 de Janeiro sobre a cooperação nos Jogos Olímpicos de Inverno, que se vão realizar em Fevereiro na Coreia do Sul.
A primeira reunião pode servir de pretexto para aproximar os dois lados, depois de, durante a mensagem de Ano Novo, o líder norte-coreano ter aberto, pela primeira vez, a porta do diálogo com o Sul, admitindo até a participação de atletas naquela competição.
Na resposta, Seul sugeriu o dia 9 para iniciar negociações de alto nível, com o primeiro encontro a acontecer na aldeia de Panmunjom, na fronteira entre os dois países.
“Esperemos que Sul e Norte se possam sentar frente a frente para debater a participação da Coreia do Norte nos jogos de PyeongChang, tal como outras questões de interesse mútuo para melhorar as relações intercoreanas”, declarou ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon, numa conferência de imprensa.
Os Jogos Olímpicos de Inverno vão decorrer entre 9 e 25 de Fevereiro.
Na mensagem de Ano Novo, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, voltou a ameaçar os Estados Unidos e indicou que o país tinha completado o programa nuclear.
No ano passado, a Coreia do Norte realizou um sexto teste nuclear e lançou três mísseis balísticos intercontinentais, no âmbito do desenvolvimento dos programas nuclear e de armas, levando a ONU a agravar as sanções contra o país.