O PS requereu a presença na comissão parlamentar de Economia do ex-ministro e vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva, para esclarecer a concessão de um contrato de exploração de petróleo à empresa "Portfuel".
Este requerimento, a que a agência Lusa teve acesso e que foi remetido com "caráter de urgência" à Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, é assinado pelo vice-presidente da bancada socialista Carlos Pereira e pelo deputado do PS Luís Testa, tendo surgido na sequência da emissão de uma reportagem da RTP relativa à exploração de petróleo em Portugal.
De acordo com a bancada do PS, "conforme refere a reportagem da RTP, o anterior Governo assinou um contrato de concessão com a `Portfuel` a dez dias das eleições [legislativas]".
Ainda citando a referida reportagem da RTP, o PS assinala no seu requerimento que essa concessão foi efectuada "a uma empresa sem funcionários, sem experiência e [com] muitos prejuízos, o que não deixa de causar estranheza".
"A reportagem da RTP dá nota de factos que urgem ser esclarecidos por quem, à data deste processo, exercia a tutela sobre esta matéria, no caso o então ministro do Ambiente e da Energia, Jorge Moreira da Silva. Assim sendo, vêm os deputados do PS nos termos das disposições legais vigentes solicitar, com carácter de urgência, a vinda à Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas do deputado Jorge Moreira da Silva para prestar os esclarecimentos necessários sobre este tema", lê-se no requerimento do PS.