Vladimir Putin "aprecia apoio" de Coreia do Norte à política da Rússia
19-06-2024 - 09:00
 • Lusa

Já o líder norte-coreano, considera que as relações entre a Rússia e a Coreia do Norte estão a entrar numa "nova era de prosperidade".

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse esta quarta-feira ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, que "aprecia o apoio" dado à política russa, durante uma cimeira bilateral em Pyongyang, informaram 'media' russos.

"Apreciamos muito o seu apoio sistemático e permanente à política russa, incluindo no que se refere à questão ucraniana", afirmou Putin, citado por meios de comunicação russos.

As declarações foram feiras no início do encontro com Kim Jong-un, depois de uma cerimónia solene na principal praça de Pyongyang.

Putin elogiou a cooperação entre os dois países "com base nos princípios da igualdade e do respeito mútuo dos interesses".

"A Rússia e a Coreia do Norte estão ligadas há várias décadas por uma amizade sólida e uma vizinhança próxima", afirmou.

O dirigente russo anunciou também que os dois líderes vão discutir "um novo documento" que vai servir de base para as relações bilaterais, de acordo com a agência de notícias oficial russa TASS.

Relações entre Moscovo e Pyongyang entram numa "nova era", diz Kim a Putin

As relações entre a Rússia e a Coreia do Norte estão a entrar numa "nova era de prosperidade", afirmou o líder norte-coreano, durante um encontro com o Presidente russo em Pyongyang.

Kim Jong-un prometeu reforçar a "amizade vigorosa" entre os dois países, de acordo com as suas observações traduzidas para russo e citadas pelas agências de notícias oficiais russas.

"As relações entre os nossos países estão a entrar numa nova era de grande prosperidade, impossível de comparar mesmo com o período das relações soviético-coreanas no século passado", afirmou.

"O Governo da República Popular Democrática da Coreia aprecia a importante missão e o papel de uma Rússia forte na manutenção da estabilidade e do equilíbrio no mundo", disse Kim, garantindo "apoio total" à operação militar lançada pela Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022.

A Coreia do Norte "reforçará ainda mais a comunicação estratégica com a Rússia e as autoridades russas" face a uma situação que "se está a tornar mais complicada" no mundo, acrescentou.

Para receber Vladimir Putin, a praça principal de Pyongyang foi decorada com enormes retratos dos líderes russo e norte-coreano, de acordo com um vídeo publicado pelo Kremlin.

Milhares de habitantes da Pyongyang, muitos dos quais crianças, saudaram Putin e Kim com flores e balões, ao som de uma orquestra militar.