Há mais uma voz a pedir que Joe Biden se afaste. Desta vez foi George Clooney que, num texto de opinião publicado no jornal "The New York Times", apelou que o atual Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) desista de ser o nomeado do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2024.
"Adoro o Joe Biden. Mas precisamos de um novo nomeado", é o titulo do artigo escrito pelo ator.
George Clooney começa por dizer que é um "democrata de longa data", que se orgulha do que o partido defende e representa. Recorda também que já liderou algumas das "maiores" angariações de fundos do seu partido, como por exemplo em 2012 com Barack Obama no poder, em 2016 com Hillary Clinton e em 2020 com o próprio Joe Biden.
"Eu adoro Joe Biden. Como senador. Como vice-presidente e como presidente. Considero-o um amigo e acredito nele. Acredito no seu carácter. Acredito na sua moral. Nos últimos quatro anos, ele ganhou muitas das batalhas que enfrentou. Mas a única batalha que ele não pode vencer é a luta contra o tempo", afirma George Clooney.
"O Joe Biden com quem estive há três semanas na angariação de fundos não era o Joe "big F-ing deal" Biden de 2010. Nem sequer era o Joe Biden de 2020. Era o mesmo homem que todos vimos no debate", considera o ator.
O ator declara que embora as pessoas se sintam "aterrorizadas" com a possibilidade de Trump subir ao poder uma segunda vez, não podem ignorar os factos ou fingir que não os veem.
"Como democratas, suspendemos coletivamente a respiração ou baixamos o volume sempre que vemos o Presidente, que respeitamos, sair do Air Force One ou voltar a um microfone para responder a uma pergunta não programada", declara Clooney.
Clooney afirma que os Democratas não vão ganhar em novembro com um presidente cuja idade já se está a fazer notar e sublinha que esta não é uma opinião apenas sua, mas também a opinião de todos os senadores, deputados e governadores com quem falou em privado.
"Os principais democratas - Chuck Schumer, Hakeem Jeffries, Nancy Pelosi - e os senadores, deputados e outros candidatos que vão perder em novembro têm de pedir a este Presidente que se afaste voluntariamente", disse Clooney.
O ator diz ainda que as "histórias assustadoras que nos estão a contar sobre o que aconteceria a seguir" são falsas e que a quantia que existe nos cofres de Biden-Harris poderia dar uma ajuda na eleição da candidatura presidencial e de outros democratas.
"Nós, democratas, temos uma bancada muito interessante. Não ungimos líderes nem nos deixamos levar por um culto de personalidade; votamos num presidente", afirma..
Clooney prevê que vários democratas fortes se apresentem e digam as razões pelas quais estão qualificados para o cargo e "enfrentar algumas das tendências profundamente preocupantes" a que se está a assistir na campanha eleitoral de Trump.
"Joe Biden é um herói, ele salvou a democracia em 2020. Precisamos que ele o faça novamente em 2024", terminou o produtor.