Nicolás Otamendi foi eleito para o 11 do ano da I Liga em 2022/23.
O capitão do Benfica é o terceiro central na equipa ideal, depois do companheiro de equipa António Silva e de Pepe, do FC Porto. Isto significa que o 11 da época do campeonato terá uma defesa a três. Diogo Costa é o guarda-redes escolhido como última barreira defensiva.
Otamendi, de 35 anos, foi peça fundamental dos novos campeões nacionais. Foi titular em 31 das 34 jornadas, num total de 3019 minutos.
O internacional argentino, campeão do mundo no Qatar, em dezembro de 2022, registou ainda 247 recuperações de bola ao longo da época, equivalente a uma média de oito por jogo, e marcou um golo.
Otamendi terminava contrato com o Benfica no final da temporada, contudo, renovou por mais dois anos, até 30 de junho de 2025.
A eleição da melhor equipa da época na I Liga é feita com base numa votação levada a cabo junto dos treinadores e capitães das 18 equipas da competição. Restam sete de 11 lugares disponíveis. Os quatro lugares até agora ocupados foram preenchidos por dois jogadores do Benfica, campeão nacional, e dois do Porto, segundo classificado.