Veja também:
- Guerra na Ucrânia ao minuto
- Reportagens na fronteira com a Ucrânia
- Armas nucleares. Quantas existem e quantos países as têm?
- A um passo dos crimes de guerra. Bombas de fragmentação e termobáricas na Ucrânia
- Todas as notícias sobre a Guerra na Ucrânia
- Quem é Volodymyr Zelensky?
- Como ajudar a Ucrânia e os ucranianos?
O Presidente ucraniano pede apenas 1% do material bélico da NATO. Volodymyr Zelenskiy voltou a utilizar um vídeo publicado nas redes sociais para a pedir mais armamento militar aos EUA e à Europa.
Zelenskiy lamenta o facto de a Ucrânia estar à espera há 31 dias por essa assistência e questiona quem exatamente está a governar a Aliança Euro-Atlântica. “Continua a ser Moscovo por causa das ameaças?”
Na mensagem de vídeo diz que a Ucrânia "pede apenas 1% dos tanques e aviões da NATO".
“Qual é o preço da segurança? Isto é muito específico. São aviões para a Ucrânia, são carros de combate para o Estado, são defesas contra mísseis, são armas para defesa de navios. É o que os nossos parceiros têm. É o que está a apanhar pó nos armazéns”.
Volodymyr Zelenskiy pediu aos parceiros internacionais da Ucrânia que se unam e ativem o apoio ao país. “A segurança da Europa depende disso”.
O líder ucraniano considera que os países ocidentais não podem continuar apenas a olhar para a invasão russa e têm de agir, até porque é a própria segurança da Europa que está em jogo.
Zelenskiy insiste no pedido: “A Ucrânia não pode abater mísseis russos sem armas. É impossível libertar Mariupol sem um número suficiente de carros de combate e outros veículos blindados e especialmente sem jatos. Esta foi a forma usada pelos nazis para tentarem conquistar a Europa há 80 anos.”