Os Estados Unidos, Egito, Qatar e Israel chegaram a um entendimento de "contornos básicos" para um cessar-fogo temporário em Gaza, no sentido de haver uma troca de reféns, disse, este domingo, o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan.
Fontes egípcias citadas agência EFE, sublinharam também que durante esta primeira fase da trégua "as negociações abordarão questões como o futuro de Gaza, a solução de dois Estados e o relançamento das negociações de paz israelo-palestinianas".
O acordo inclui, numa primeira fase, a libertação de 30 reféns detidos pelo Hamas desde o ataque do grupo a Israel, em 7 de outubro, em troca de 300 prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas.
Biden não foi informado sobre a operação Rafah de Israel
O presidente dos EUA, Joe Biden, não foi informado sobre o plano de Israel para operações militares em Rafah, mas acredita que a vida civil deve ser protegida.
"Não acreditamos que uma operação, um grande ataque militar, deverá prosseguir em Rafah, a menos que haja uma decisão clara e um plano executável para proteger os civis e levá-los em segurança", disse, este domingo, Jake Sullivan em entrevista no programa "Meet the Press" da NBC.