Zelenskiy avisa líderes russos. "O final das vossas vidas será atrás das grades"
05-04-2022 - 07:33
 • Inês Braga Sampaio com agências

Presidente da Ucrânia fala no Conselho de Segurança da ONU em sequência das denúncias de crimes de guerra alegadamente cometidos por tropas russas em Bucha.

Veja também:


O Presidente da Ucrânia disse que fará os possíveis para garantir que todos os crimes de guerra alegadamente cometidos pela Rússia serão investigados e terão consequências.

"Hoje em dia as pessoas não são executadas, mas todas as Skabeevas [apresentadora e comentadora de política pró-Putin], tagarelas dos programas da noite, mentirosos das linhas da frente e os seus chefes em Moscovo deviam lembrar-se: o final das vossas vidas será por trás das grades", declarou Volodymyr Zelenskiy, num novo vídeo.

Recordou que, hoje em dia, "há muito mais ferramentas do que quando se julgou os Nazis, apos a II Guerra Mundial". A Ucrânia tenta identificar todos os militares russos envolvidos no sucedido em Bucha "o mais rapidamente possível", garantiu ainda.

"Todos os crimes dos invasores estão documentados. Já temos a base necessária para trazer os militares russos à justiça por cada crime que cometeram. Chegará a altura em que todos os russos saberão toda a verdade sobre quem os seus compatriotas mataram. Quem deu as ordens. Quem fechou os olhos aos homicídios. Documentaremos tudo e exporemos ao mundo."

Anunciou que vai falar, esta terça-feira, no Conselho de Segurança da ONU, em sequência das denúncias de crimes de guerra alegadamente cometidos por tropas russas, na cidade de Bucha.

"Estamos interessados na investigação mais transparente e completa, com resultados que vão ser conhecidos e explicados a toda a comunidade internacional", afirmou.

As autoridades ucranianas acusaram a Rússia de "genocídio", declarando ter encontrado centenas de cadáveres nas ruas e em valas comuns após a retirada das forças russas de Bucha, cidade que fica a cerca de 30 quilómetros de Kiev.