O Papa Francisco manifestou esta segunda-feira a sua “profunda tristeza” pelas mortes causadas pelas monções na Índia.
Num telegrama assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, pode ler-se que Francisco envia as suas condolências a todos os que perderam a vida ou os bens.
“Profundamente entristecido ao tomar conhecimento da trágica perda de vidas nas monções dos últimos dias em Kerala, Karnataka, Maharashtra e Gujarat, e pensando em todos os que perderam as suas casas e sustento, o Santo Padre Francisco envia as suas sentidas condolências aos parentes dos falecidos e feridos”, escreve.
No telegrama lê-se ainda que o Papa reza “pelos esforços de resgate que decorrem, e por toda a nação e invoca as bênçãos divinas de força e perseverança”.
Segundo os dados mais recentes, o número de mortos já chegou aos 95, mas centenas de milhares tiveram de fugir das suas casas, devido às chuvas e aos deslizamentos de terras.
O período de monções decorre entre junho e setembro e é essencial para o setor agrícola, mas também costuma ser acompanhado de tragédia, com mortes e destruição de propriedade.