O processo de reavaliação dos imóveis para efeitos de IMI ainda não foi concluído, pelo que os valores do imposto municipal sobre imóveis devem manter-se em 2016.
O levantamento de tua foi feito em Abril e está terminado, mas não será ainda durante este ano que a revisão dos coeficientes de localização se deverá reflectir no valor dos imóveis.
A notícia é avançada pelo “Jornal de Negócios”, segundo o qual a revisão dos coeficientes de localização lançada em Abril pelo Governo agora demissionário ainda não estão calculados.
Os técnicos estiveram na rua a avaliar os imóveis, remeteram as propostas de zonamento à administração fiscal mas atrasos vários impediram que o fisco submetesse o processo à Comissão Nacional de Avaliação dos Prédios Urbanos, que vai depois elaborar o mapa final, já com os coeficientes que determinarão o valor final do imposto.
O processo deveria estar finalizado em Setembro, mas não está e, sendo assim, é quase certo que, em 2016, não haverá mexidas no IMI.
A excepção são os imóveis construídos de raiz e ou que tenham sido avaliados já depois de Abril. Os proprietários que estejam nestas condições terão de pedir ao Fisco uma reavaliação para escapar ao aumento do imposto.