A Federação Internacional da Cruz Vermelha alerta, esta quarta-feira, para um aumento exponencial de casos de Covid-19 na Ásia, com mais de 5,9 milhões de novas infeções detetadas nas últimas duas semanas.
De acordo com Alexander Matheou, diretor para a Ásia-Pacífico da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, “os dados mostram que foram diagnosticadas com a doença provocada pela infeção pelo SARS-CoV-2 mais pessoas na Ásia nas últimas duas semanas do que no continente americano”.
A Cruz Vermelha alerta que devido à explosão de novos casos, os hospitais e sistemas de saúde estão à beira do colapso, realçando que sete em cada dez países que estão a duplicar os números de infeção mais rapidamente estão na Ásia e no Pacífico.
“Por trás desses números impressionantes estão pessoas que lutam para respirar, desesperadas por ajuda e com medo de nunca mais ver os seus entes queridos", afirma Alexander Matheou.
O responsável lembra ainda que os trabalhadores que estão na linha da frente “estão a arriscar as suas vidas e a fazer um trabalho incrível, apesar de estarem sem recursos e exaustos, mas não podem lidar com esta crise sozinhos”.
Perante o agravamento da situação epidemiológica naquela região, a Cruz Vermelha apela à "solidariedade global para apoio regional com mais equipamentos médicos, apoio para prevenção e acesso urgente a vacinas”.