Foi esta segunda-feira lançado um site que pretende servir de argumentário contra a eutanásia.
O site "Toda a vida tem dignidade" é promovido pela Federação Portuguesa pela Vida que também promoveu uma petição com o mesmo nome, que está no Parlamento. Inclui vídeos, artigos científicos e toda a informação que existe sobre o fim de vida.
"Servirá para todos aqueles que acreditam que a vida humana é sempre digna possam, por si mesmos, construir uma campanha de esclarecimento junto de todas as pessoas. Qualquer pessoa em qualquer parte do país, basta ir ao site e tem lá toda a informação", assume José Seabra Duque, um dos promotores, em declarações à Renascença.
O site pretende também estar presente, do ponto de vista da divulgação, nas várias redes sociais, como o Instagram, o Facebook ou o Twitter. "O nosso objetivo é que todas as pessoas que frequentam a Internet – e, hoje em dia, são a esmagadora maioria da população – possam ter acesso rápido e concentrado sobre o tema da eutanásia", resume Seabra Duque.
Além do site, a Federação Portuguesa pela Vida está também a preparar um "grande colóquio" com "nomes importantes da academia e do espectro político" para o fim deste mês, que deve decorrer na Universidade Católica.
"Queremos dar relevância política e cientifica a este tema. É preciso ficar claro que a maior parte dos profissionais e estudiosos que estão ligados à área da saúde estão contra a eutanásia, contra a morte a pedido. Isso é preciso que seja dito, dado a conhecer publicamente. E, ao mesmo tempo, também perceber que existem muitos agentes políticos – na direita e na esquerda – que estão contra a eutanásia", anuncia, José Seabra Duque, dirigente da Federação Portuguesa pela Vida.
A discussão da legalização da eutanásia deve acontecer no Parlamento até junho.