As perturbações nos voos da TAP e Ryanair durante a Páscoa podem representar sete milhões em compensações. As contas são da empresa AirHelp, que estima que terão sido afetados 19.400 passageiros, entre 24 Março e 8 de Abril, segundo avança a agência Lusa.
A empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos concluiu que cerca de 13.600 passageiros da TAP “são elegíveis a receber compensações” no âmbito do regulamento EC261, o que poderá representar cerca de 5,2 milhões de euros.
Em relação à Ryanair foi estimado que cerca de 5.800 passageiros “são elegíveis a receber compensações, as quais poderão representar no total cerca de 1,8 milhões de euros”.
“Neste período, cerca de 40% dos voos da TAP de ou para Portugal sofreram perturbações. Cerca de 900 voos tiveram um atraso entre 15 e 180 minutos, cerca de 25 voos atrasaram-se mais de 180 minutos e mais de 120 voos foram cancelados”, concluiu a AirHelp.
Sobre a transportadora aérea de baixo custo irlandesa, a empresa analisou que 20% dos voos com partida ou chegada a Portugal sofreram perturbações.
“Cerca de 170 voos tiveram um atraso entre 15 e 180 minutos, perto de 10 voos tiveram um atraso superior a 180 minutos e cerca de 40 voos foram cancelados”, lê-se na informação.
Os tripulantes de cabine nas bases portuguesas da Ryanair fizeram uma greve de três dias não consecutivos em 29 de março, 1 de abril e 4 de abril.
Na TAP, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) apelou à não aceitação de voos em folga/férias no período de 24 a 28 de março (inclusive), pedido de folgas em atraso e ‘e-learning’.