Mais de 110 toneladas de plástico foram retiradas das praias portuguesas, nos últimos quatro anos, em campanhas que reverteram o material recolhido em donativos para instituições sociais e em mobiliário urbano, foi divulgado esta terça-feira.
As campanhas de recolha inserem-se no projeto TransforMAR, lançado em 2018 pela cadeia de supermercados Lidl, que divulgou em comunicado, esta terça-feira, o balanço de quatro anos, e que conta como parceiros ou entidades apoiantes a Associação Bandeira Azul da Europa, a Electrão - Associação de Gestão de Resíduos, as organizações ambientalistas Brigada do Mar e Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente.
O "TransforMAR" visa sensibilizar as pessoas, através de pontos de recolha colocados nas praias, para a recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos. O plástico recolhido é convertido em iniciativas a favor da comunidade.
Em quatro anos, o plástico retirado das praias permitiu adquirir aparelhos para a prática de atividade física e mobiliário urbano e reunir donativos para instituições sociais.