PSP alerta. Conheça as nove burlas por telefone mais utilizadas pelos criminosos
24-11-2024 - 13:31
 • Lusa

Polícia divulga informação aos cidadãos sobre a ocorrência deste tipo de crime, seja através da burla "Olá pai, Olá mãe", do sistema MB Way ou de falsos empréstimos.

Os nove métodos mais utilizados de burla por telefone foram identificados pela PSP este sábado em comunicado, alertando a população para a ocorrência deste tipo de crime.

De acordo com a Polícia de Segurança Pública, "foram identificados nove métodos diferentes, que têm sido os mais utilizados na concretização desta prática criminal, e que correspondem a burlas, única e exclusivamente, praticadas através de telefone".

Entre os métodos mais utilizados, segundo a PSP, estão a burla "Olá pai, Olá mãe", do sistema MB Way ou de falsos empréstimos.

A PSP alerta a população para não fornecer dados pessoais considerados intransmissíveis e suspeitar sempre de quaisquer solicitações que tenham urgência, pressionando a um pagamento/transferência imediato.

As pessoas devem evitar fazer qualquer transferência monetária, principalmente para o nome de outra pessoa que não daquela com quem se está a estabelecer o negócio e suspeitar de qualquer transação aparentemente bastante rentável e vantajosa, segundo a PSP.

A população não deve efetuar quaisquer ações em aplicações que permitam a transferência de dinheiro se não se sentir familiarizado com o seu funcionamento e os procedimentos a adotar, indicou a PSP, sublinhando que se deve ter cuidado no caso de um número desconhecido a contactar, identificando-se como familiar ou amigo, devendo colocar-lhe questões que apenas o próprio soubesse responder.

Conheça as nove burlas mais frequentes:

  • “Olá pai, Olá mãe”: os criminosos fazem-se passar por um familiar (normalmente filho), por mensagem via WhatsApp. Solicitam um pagamento para arranjar o telemóvel partido, para comprar um novo ou simplesmente para pagar uma suposta despesa inopinada e urgente;
  • Falso arrendamento: perante um anúncio de arrendamento, a um preço bastante mais atrativo do que o habitual no mercado, é solicitado à vítima o pagamento do “sinal” do arrendamento fictício;
  • Pagamento por MB Way: normalmente são desencadeados na sequência de um anúncio online de venda de um artigo, em que o burlão solicita que o pagamento seja efetuado por MB Way, explica a PSP, dando ele próprio as instruções para o efeito, levando a que a vítima lhe forneça os códigos de acesso ao levantamento numa caixa multibanco (ATM) da quantia estabelecida no negócio.
  • Oferta de Emprego: Uma oferta de emprego ou trabalho numa empresa conceituada, habitualmente no estrangeiro ou longe de casa, com ordenado atraente, é oferecido à vítima, mas trata-se de outra burla. Os burlões pedem uma espécie de "sinal" à vitima para despesas variadas. A PSP também alerta para o fenómeno de "Pig Butchering", em que o burlão anuncia o suposto emprego totalmente online - gostar de vídeos na aplicação YouTube, por exemplo -, pagando à vítima pelas tarefas cumpridas, chegando a uma fase em que solicita à vítima que pague um valor pela tarefa que lhe irá ser conferida, com a promessa de que o valor que lhe será retribuído será muito superior;
  • Falso empréstimo: também é uma das burlas mais utilizadas, nomeadamente quando o burlão pede a documentação da vítima e solicita também uma quantia de dinheiro para pagar taxas e concluir o processo, informando que o depósito do valor do empréstimo demorará alguns dias a ficar disponível na sua conta;
  • Compra a venda de automóveis: esta burla ocorre quando o criminoso coloca um anúncio em plataformas de compra e venda de viaturas "online", a um preço bastante mais atrativo que o habitual no mercado, e pede dinheiro à vitima para o transporte do automóvel ou outras despesas. O burlão pode clonar uma viatura e oferecê-la em várias plataformas da internet;
  • Falso funcionário: ocorre quando o criminoso apresenta-se como funcionário de uma instituição credenciada [PSP, GNR, ASAE, PJ, AT], fazendo-o através de um contacto telefónico, um site falso, um e-mail ou uma mensagem escrita, indicando que a vítima tem coimas ou outras pendências por regularizar. Recentemente, também há registo de falsos veterinários que pedem o envio de dinheiro para a devolução de animais de estimação desaparecidos;
  • Falso SMS de dívida: nesta burla, é solicitado à vítima o pagamento de um serviço - na mensagem já são indicadas a referência e entidade - sob pena de vê-lo cortado;
  • Falso CEO: consiste num contacto no qual o burlão se faz passar por um responsável de uma empresa ou organização, solicitando a um funcionário dessa mesma empresa ou organização que proceda a um pagamento, ao envio de algum tipo de informação sensível, ou à alteração de dados bancários.