Este ano, o Presidente da República não vai estar presente no encerramento da Web Summit, para se deslocar numa viagem à Guiné-Bissau entre os dias 13 e 16 de novembro, precisamente os dias em que se realiza em Lisboa a cimeira tecnológica.
Marcelo Rebelo de Sousa estará em Bissau para participar nas comemorações dos 50 anos da independência daquele país africano. De resto, a Presidência da República confirma à Renascença essa ausência.
Questionada se Marcelo tenciona estar presente na Web Summit, a resposta de Belém é que "em anos anteriores o Presidente da República costumava intervir no encerramento da WS. Este ano tal não foi previsto devido à deslocação à Guiné-Bissau para estar presente nas comemorações dos 50 anos da independência" daquele país.
As comemorações estão marcadas para 16 de novembro, sendo que este nem sequer é o dia oficial da independência da Guiné-Bissau, que se comemora a 24 de setembro desde 1973.
A Renascença sabe que António Costa também vai estar presente nas comemorações da independência da Guiné-Bissau, mas apenas nesse dia, ou seja, 16 de novembro, dando folga para estar presente nos primeiros dois dias da Web Summit.
Também à Renascença, fonte parlamentar refere que ainda não deu sequer entrada na Assembleia da República o pedido de deslocação de Marcelo a este país. Para a viagem acontecer o pedido tem de ser aprovado pelos deputados.