A judoca Patrícia Sampaio, de 25 anos, conquista a medalha de bronze na categoria -78kgs nos Jogos Olímpicos de Paris.
A portuguesa, do clube Sociedade Filarmónica Gualdim País, garantiu o terceiro lugar depois de derrotar a japonesa Rika Takayama, número 9 do mundo, com dois "waza-ari" no combate pelo bronze.
É a primeira medalha de Portugal conquistada nos Jogos Olímpicos 2024 na Arena Champ de Mars. A 29.ª em todas as edições.
Esta é a quarta medalha olímpica do judo português e também o quarto bronze, depois de Nuno Delgado (2000), Telma Monteiro (2016) e Jorge Fonseca (2020).
Entretanto, a judoca que derrotou Patrícia Sampaio nas meias-finais, Alice Bellandi, conquistou o ouro. A italiana, número 1 mundial, superou a israelita Inbar Lanir.
Em declarações aos jornalistas, Patrícia Sampaio mostrou-se muito emocionada por ter conseguido a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.
“Com certeza, o melhor dia em termos de resultados, em termos de prestação. Só não foi o dia perfeito porque não conquistei o ouro, mas foi quase perfeito”, disse na zona mista.
A atleta do clube Sociedade Filarmónica Gualdim País conta que quando marcou “o segundo waza-ari não parecia real, nem sequer reagi e tudo parecia difícil de acreditar, mas agora sinto que percebo o que acabei de alcançar”.
Questionada sobre o apoio adverso do público, quando derrotou a francesa nas meias-finais, Patrícia Sampaio desvaloriza. “Estava completamente focada e nas tarefas que tinha para fazer e não ouvia nada. Só eu e aquilo que tinha de fazer, alguém que tinha de deitar ao chão”, acrescentou.
Olhando para este feito, a atleta lusa diz: “Desejo os maiores sucessos aos meus colegas e ao judo em geral, o que mais quero é que o judo cresça e que isto não seja uma surpresa, mas uma constante”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já congratulou Patrícia Sampaio pelo pódio nos Jogos Olímpicos de Paris.
"O Presidente da República felicita a judoca Patrícia Sampaio, pela Medalha de Bronze esta tarde obtida nos Jogos Olímpicos de Paris. O Desporto nacional e o Judo em particular têm uma nova medalhada olímpica, que merece ser assinalada e felicitada", refere Marcelo Rebelo de Sousa em mensagem divulgada no site da Presidência da República.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, recorreu às redes sociais para dar os parabéns a Patrícia Sampaio e ao judo português.
"Parabéns ao judo português e à Patrícia Sampaio pela magnífica medalha de bronze hoje conquistada de forma brilhante nos Jogos Olímpicos de Paris", escreveu Montenegro na rede social X.