O antigo Presidente da República Jorge Sampaio foi hospitalizado na sequência de dificuldades respiratórias.
Fonte próxima do ex-chefe de Estado confirma à Renascença que Jorge Sampaio estava no Algarve e foi transferido de helicóptero para o hospital de Santa Cruz, em Lisboa.
Face ao seu historial clínico, o antigo Presidente da República está sob forte vigilância.
Marcelo Rebelo de Sousa fez, entretanto, um ponto de situação sobre o estado de saúde do ex-presidente da Câmara de Lisboa, líder do Partido Socialista (PS) e alto representante da Aliança das Civilizações.
Jorge Sampaio está sedado e num processo de estabilização em termos respiratórios, revelou o Presidente da República.
"O médico da Presidência da República acabou de me dizer que o Presidente Sampaio está sedado, num processo de estabilização em termos respiratórios e que, pouco a pouco, iriam ver se retiravam a sedação, e qual seria a reação”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à margem de uma visita à Feira do Livro do Porto.
O chefe de Estado espera que "as notícias sejam boas e que haja uma recuperação do estado de saúde do Presidente Sampaio".
Marcelo Rebelo de Sousa conta que esteve com Jorge Sampaio recentemente e que o antigo Presidente denotava sinais de cansaço.
Jorge Sampaio anunciou esta semana que a Plataforma Global para os Estudantes Sírios está a preparar um reforço do programa de emergência de bolsas de estudos e oportunidades académicas para jovens afegãs.
Num artigo publicado quinta-feira no jornal Público, Sampaio faz um apelo a todos os parceiros da Plataforma, às entidades oficiais, às instituições do ensino superior, centros de estudos e investigação, bem como empresas, fundações, outras organizações e particulares, para que colaborem mais, disponibilizem apoios, oportunidades académicas e profissionais, estágios e vagas para os jovens afegãs.
[notícia atualizada às 17h01]