Começa esta sexta-feira a 28.ª Festa de Natal para os sem-abrigo da Comunidade Vida e Paz (CVP). São três dias dias de festa, num ambiente de esperança e conforto para quem faz da rua a sua casa.
Até domingo, a Comunidade Vida e Paz vai proporcionar uma série de serviços essenciais a todos os que aparecerem na Cantina da Cidade Universitária.
“A pessoa em situação de sem-abrigo pode fazer a sua higiene pessoal, ir ao barbeiro e até trocar de roupa. Há também todo um conjunto de serviços de atendimento da Santa Casa, o cartão do cidadão na hora, os serviços de saúde que fazem rastreio de saúde de medicina familiar, saúde oral. Portanto, fazemos ali uma série de despistes, a vacinação com o apoio da Direcção Geral de Saúde. Tudo o que sejam necessidades que estas pessoas geralmente têm, nós procuramos prover tudo”, diz o presidente da Comunidade Vida e Paz.
Henrique Joaquim destaca ainda o "Espaço Aberto ao Diálogo", destinado a todos os que quiserem mudar de vida, isto é, sair da rua. Por isso, vão estar presentes “os nossos profissionais, a nossa equipa técnica, psicólogos, assistentes sociais a trabalhar durante os três dias para aquelas pessoas que queiram fazer ali um primeiro atendimento, o início de um processo, e acreditar que vale a pena se calhar encetar um processo de mudança”.
A CVP espera que apareçam cerca de duas mil pessoas a quem vão ser servidas refeições tradicionais de Natal, como o bacalhau e o bolo-rei.
A cada um será entregue uma pequena lembrança, que é sempre uma coisa útil. Desta vez será “uma mochila com produtos de higiene, com uma manta, um gorro, e luvas, porque faz sempre falta no inverno e são coisas úteis às pessoas”, explica Henrique Joaquim.
Para que esta Festa de Natal seja possível, vão participar 1.200 voluntários e 17 entidades oficiais.
Quem quiser, também pode ajudar através dos sempre necessários donativos monetários, bens alimentares e roupas. Para esse efito, deve contactar a Comunidade através do seu telefone ou por email para www.cvidaepaz.pt.