A Comissão Europeia foi avisada das irregularidades nos carros a diesel da Volkswagen. A acusação foi feita por um dos advogados da Organização Transporte e Meio Ambiente, em entrevista à Euranet Plus.
Greg Archer diz que as suspeitas foram comunicadas ao mesmo tempo às autoridades norte-americanas. “Eles tiveram conhecimento há 18 meses destes resultados suspeitos. A diferença é que nos Estados Unidos investigaram e encontraram a batota, mas aqui na Europa nada aconteceu com base nessas informações”, explicou.
A denúncia é conhecida no dia em que os ministros da Indústria dos 28 estão reunidos para discutirem o escândalo das emissões falseadas, que envolve o maior fabricante europeu de automóveis.
Até agora, o executivo comunitário limitou-se a convidar os Estados-membros a levaram a cabo investigações a nível nacional e a comunicarem as conclusões a Bruxelas.
A 18 de Setembro, a Agência de Protecção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um software incorporado no veículo, incorrendo numa multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros). Dois dias depois, a VW reconheceu ter falseado os dados em 11 milhões de veículos.
O novo administrador do grupo, Matthias Mueller, revelou que os carros equipados com o software, que falseava o desempenho dos motores relativamente às emissões poluentes, vão ser chamados à oficina. Os clientes vão ser contactados nos “próximos dias”.
O escândalo manchou o nome da marca, deixando-a exposta a milhares de milhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações desde a Noruega até à Índia, e que desvalorizou a empresa num terço do seu valor em bolsa numa semana.
Em Portugal existem 94. 400 veículos a gasóleo do grupo equipados com o software que manipula as emissões poluentes. A SIVA, a representante em Portugal da Audi, Skoda e Volkswagen, avança este número e também a informação de que serão apresentadas, já em Outubro, as soluções técnicas para os automóveis afectados, assim como as medidas a aplicar.
A Seat Portugal, que também pertence ao grupo alemão mas não é representado pela SIVA, decidiu, esta terça-feira, suspender preventivamente a venda dos 50 automóveis que estão em “stock”, equipados com o motor EA189.
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