Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A entidade responsável pela aprovação de produtos de saúde na Suíça, Swissmedic, anunciou este sábado ter aprovado o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech.
Em comunicado, a Swissmedic explica que, “após uma análise cuidadosa das informações disponíveis”, concluiu que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech é “segura e que os seus benefícios superam os riscos”.
A vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech já recebeu autorização em vários países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Singapura, México e Costa Rica.
A vacinação contra a Covid-19 em Portugal começa entre 27 e 29 de dezembro. As datas foram avançadas pela ministra Marta Temido, lembrando que a Agência Europeia do Medicamento poderá emitir a 23 de dezembro a autorização condicional de introdução no mercado e que as primeiras doses de vacina poderão chegar a Portugal no dia 26.
Essas são as datas previstas para o processo de chegada do primeiro lote de vacinas, com 9.750 doses, ao que se seguirão mais cerca de 303 mil doses a partir de dia 4 de janeiro, adiantou.
A pandemia provocou pelo menos 1.662.792 mortos resultantes de mais de 74,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se na Itália (67.894 mortos, mais de 1,9 milhões de casos), seguindo-se Reino Unido (66.541 mortos, mais de 1,9 milhões de casos), França (60.229 mortos, mais de 2,4 milhões de casos) e Espanha (48.926 mortos, quase 1,8 milhões de casos).