A pianista Maria João Pires chega esta terça-feira a Portugal, após ter sofrido uma queda nas ruas de Riga, na Letónia. A notícia é avançada pelo Notícias ao Minuto que cita de fonte familiar.
Maria João Pires, de 77 anos, foi hospitalizada no domingo, na sequência de uma queda, em Riga, na Letónia, onde ia fazer o encerramento do Festival de Música Jurmala, noticiou o "site" Slippedisc, do histórico crítico britânico Norman Lebrecht.
Mais tarde e através de uma mensagem partilhada na página oficial do Instagram de Maria João Pires, foi dito que a pianista terá pela frente “um período de algumas semanas de recuperação”.
“Acidentalmente, [Maria João Pires] caiu e por precaução foi levada de urgência para o hospital. Os exames revelaram depois que um dos seus ombros sofreu algum dano, mas, felizmente, deverá curar-se através do tratamento prescrito e descanso”, lê-se na referida nota.
Maria João Pires é um dos principais nomes da Temporada Gulbenkian de Música 2021-2022, anunciada na semana passada.
A pianista dirige o seu Centro de Estudos Musicais, em Belgais, no distrito de Castelo Branco, e é uma das mais aclamadas intérpretes a nível mundial, sobretudo em compositores como Beethoven, Schubert, Schumann e Mozart, de quem gravou, logo no início do percurso internacional, na década de 1970, a integral das Sonatas, que se mantém como uma das interpretações de referência, no mercado discográfico.