Veja também:
- 🔴 Especial Renascença. Europeias ao minuto
- Todas as notícias sobre as eleições europeias
- O que são as eleições europeias? O que fazem os eurodeputados? Quanto ganham? Um euro-explicador para descodificar a UE
- Quem quer ser eurodeputado? As listas de todos os partidos às eleições europeias
Para estas eleições europeias em fim de semana prolongado, o voto em mobilidade veio ajudar a votar quem não se encontrava na freguesia de residência. Mas, ao mesmo tempo, também levou ao fenómeno da “abstenção negativa”: em 21 freguesias, votaram mais pessoas do que aquelas que estavam inscritas.
A grande campeã é Piódão, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, onde votaram 295 pessoas, apesar de estarem registadas apenas 134 pessoas. Assim, a taxa de participação foi de 220%. Há cinco anos, a história foi diferente: apenas 43 pessoas votaram e até havia mais inscritos - a taxa de abstenção foi de 70%.
Outras freguesias com taxa de participação acima dos 100% saltam à vista pela sua localização: Comporta e Porto Covo são as que têm mais votantes que inscritos em número absoluto, acima dos 450 no caso da freguesia do município de Alcácer do Sal e mais de 330 no caso da freguesia de Sines.
No Fundão, o Festival da Cereja terá levado os eleitores a registarem uma taxa de participação de quase 145% em Alcongosta - votaram mais 168 pessoas do que as que estavam inscritas na pequena freguesia.
Além destas estão ainda Campo do Gerês, em Terras de Bouro; Altura, no Algarve; ou Aldeia do Mato e Souto, em Abrantes, com praias fluviais ou mar à volta.
Outras freguesias com taxa de abstenção negativa são Monsaraz, em Reguengos, Fajão-Vidual, Cadafaz e Colmeal, São Cristóvão, Medelim, Pessegueiro, Santiago de Montalegre, Malpica do Tejo, Cepos e Teixeira, Santa Maria de Marvão e Santiago Maior.
Em São João do Peso, no concelho de Vila de Rei, e em Giões, no concelho de Alcoutim, votou exatamente mais uma pessoa do que as que estavam inscritas.