Pelo menos 42 pessoas morreram na Alemanha, após fortes chuvas e inundações terem afetado o estado da Renânia do Norte-Vestfália. Pelo menos dois bombeiros estão entre os óbitos até agora registados. A notícia foi avançada pelas autoridades locais, esta quinta-feira.
Segundo o Deutsche Welle, dezenas de pessoas encontram-se desaparecidas e seis casas ficaram totalmente destruídas, devido ao mau tempo. Cerca de 25 edifícios na região de Schuld correm o risco de desmoronarem.
A maioria dos mortos foi registada no distrito de Ahrweiler onde, segundo a Reuters, o número de vítimas mortais saltou de quatro para 18.
No distrito de Euskirchen, onde foram encontrados 15 corpos, mas as autoridades avisaram ao Deutsche Welle que não foram encontradas todas as vítimas mortais.
"Temos, neste momento, um número pouco claro de pessoas nos telhados que precisam de ser resgatadas", disse um porta-voz da polícia de Coblença.
"Há muitos locais para onde foram destacados bombeiros e equipas de salvamento. Ainda não temos uma imagem muito precisa porque as medidas de salvamento continuam", disse o porta-voz.
Fortes chuvas começaram a cair na Alemanha Ocidental, na quarta-feira, causando danos materiais e provocando evacuações em massa. Várias auto-estradas foram encerradas.
O distrito de Vulkaneifel foi forçado a declarar o estado de emergência, uma vez que várias áreas ficaram sem acessos devido à chuva torrencial.
"A situação é muito grave, temos muitas estradas e aldeias inundadas que já não são acessíveis", disse a Administradora Distrital de Daun, Julia Gieseking.
O Serviço Meteorológico Alemão advertiu que o sudoeste do país poderia esperar fortes tempestades na quinta-feira, com chuvas contínuas até sexta-feira à noite.
[Notícia atualizada às 16h34]