A reciclagem aumentou em 2021 em Portugal e o plástico foi dos materiais que registou um maior crescimento, com mais 14% de embalagens recicladas só no ano passado.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Sociedade Ponto Verde (SPV), segundo a qual a recolha seletiva de embalagens registou um aumentou de 6,4% em 2021 face ao ano anterior.
No ano passado, foram encaminhadas mais de 435 mil toneladas para reciclagem. As embalagens são o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir com as metas nacionais, refere ainda o comunicado.
Além do plástico, destaque para o vidro, cuja reciclagem tem vindo a registar, nos últimos dois anos, uma tendência consecutiva de aumento. Só no ano passado, foram recicladas mais 5% de embalagens de vidro.
O desempenho deste material reflete o esforço conjunto da sua cadeia de valor, de fabricantes a distribuidores, “que tem vindo a trabalhar afincadamente numa estratégia conjunta para melhorar resultados e alcançar as metas nacionais”, destaca a SPV.
Ana Trigo Morais, diretora executiva da Sociedade Ponto Verde, “os resultados globais de 2021 revelam um bom desempenho do SIGRE [o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens] e o esforço contínuo da Sociedade Ponto Verde na gestão do fluxo de embalagens”.