Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Quarenta e sete concelhos que tiveram duas vezes seguidas mais de 240 casos por 100 mil habitantes ou 480 casos nos concelhos de baixa densidade populacional são considerados concelhos em risco muito elevado.
“Viseu concelho de risco muito elevado? Nem sabia que Viseu estava em risco elevado”, afirma, perplexo, Paulo Dimas, 51 anos, que assume ter sido apanhado desprevenido, enquanto toma café, a um sábado de manhã, na Confeitaria Amaral.
“Não estou muito a par, porque estão sempre a mudar, nem sei de momento quais são as regras em vigor”, lamenta.
E os estabelecimentos comerciais fecham a que horas? A cabeleireira Carla Queiroz, 38 anos, revindica informação. “Temos de fechar às 15h30, mas os do retalho alimentar é só às 19h00? Tínhamos marcações e tivemos de desmarcar. Temos clientes, a telefonar, a fazer marcações e não sabiam. Ninguém nos informou de nada, devia haver um comunicado da Câmara”, diz Carla.
Nazaré Mendes, 55 anos, funcionária da Confeitaria Amaral, corre atrás da informação. “Não somos informadas, nós é que temos de ir atrás da informação, acho que saiu no jornal. Ninguém nos informa. De manhã já não é muito bom e à tarde fica uma cidade deserta, a cidade está parada, de manhã mexeu um bocadinho, mas à tarde vai ser uma pasmaceira, vai tudo embora”, observa.
Mas a lojista de um pronto a vestir, Eva Gonçalves, 33 anos, recebeu a informação toda. “Ainda há muita confusão, mas tive acesso à informação através da Associação de Comerciantes, no meu caso fecho às 15h30, se quiser ir jantar tenho de levar o certificado ou o teste, o supermercado fecha às 19h, mas é porque recebo os emails da associação, há muita gente que não tem noção. Não está muito explícito, nós é que temos de ir atrás da informação”, salienta.
Francisco Silva, 42 anos, trabalha numa farmácia. Será que sabe até que horas pode ir a um restaurante? “Não tenho conhecimento, acho que é um bocado confuso, ando ao sabor da maré como os outros, não tenho visto o telejornal, por causa do trabalho. Mas acho que não se pode circular entre concelhos ou pode? Entre concelhos pode circular-se à vontade, mesmo que estejam em risco muito elevado.
Com tanta regra e diferente de concelho para concelho, é difícil ter a resposta na ponta da língua. “Viseu está com concelho de risco? Não sabia. Mas a nível de horários de funcionamento? Aqui de Viseu não sei, só tenho os horários de Santa Comba”, conclui António Maria Matos, 70 anos.
As regras para os concelhos de risco muito elevado, como Viseu, são as seguintes:
- Teletrabalho obrigatório, sempre que se verifique essa possibilidade;
- Proibição de circular na rua entre as 23h00 e as 5h00;
- Os restaurantes, cafés e pastelarias podem estar abertos até às 22h30 (máximo de 4 pessoas no interior por mesa; 6 no exterior), durante a semana e ao fim-de-semana e feriados, o acesso a partir das 19h00 está sujeito à apresentação do certificado digital Covid ou à realização de um teste rápido à porta do estabelecimento;
- Os espetáculos culturais decorrem até às 22h30;
- Comércio a retalho até às 21h00 durante a semana. Aos fins de semana e feriados, retalho alimentar até às 19h00 e não-alimentar até às 15h30 horas;
- Casamentos com lotação de 25%;
- Permissão para atividade física de médio risco, mas ginásios sem aulas de grupo;
- Atendimentos em lojas de cidadão têm de ser previamente marcados.