A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as 18h00 e a meia-noite desta terça-feira, 27 ocorrências devido ao mau tempo, em território continental.
Em declarações à Renascença, o Comandante da ANEPC José Costa indica que “essas ocorrências estão relacionadas com a limpeza de via e quedas de árvores, nos distritos de Porto, Aveiro e Coimbra”, acrescentando não haver, por enquanto, indicação de “ocorrências consideradas mais significativas”, remetendo para mais tarde um novo balanço.
Está prevista precipitação por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de rajadas de vento e trovoada, em especial no Norte e Centro, com risco de inundações urbanas, para quarta e quinta-feira.
O Comandante José Costa sublinha que “além destas situações de inundações e possibilidade de derrocadas ou aluimento de terras, recomendamos garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou que criem obstáculo ao escoamento das águas”.
Para os automobilistas, o responsável da Proteção Civil recomenda “que se evite o atravessamento em zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas” e pede cuidados redobrados com a formação de lençóis de água.
A ANEPC está também a aconselhar a fixação adequada de estruturas como andaimes e painéis publicitários, desaconselhando a circulação e permanência em zonas ribeirinhas sujeitas ao galgamento do mar, bem como a prática da pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.
A partir da madrugada desta quarta-feira e, pelo menos, até às 09h00, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) coloca sob aviso laranja os distritos de Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo, devido a precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas.
Os restantes distritos do território continental estão sob aviso amarelo, à exceção de Évora, Beja e Faro.