A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, garante que que os 37 novos radares - em funcionamento a partir de setembro - 12 deles, de velocidade média, visam evitar comportamentos de risco e não a caça à multa.
Patrícia Gaspar fala num investimento crítico de 6 milhões de euros. Despesa que diz justificar-se, tendo em conta o impacto positivo de radares mais antigos na redução da mortalidade nas estradas - um objetivo renovado com a instalação dos novos aparelhos de controlo de velocidade
“O nosso objetivo não é castigar os condutores, o nosso objetivo não é aumentar receitas com as multas que daqui possam surgir”, diz a governante, mas sim “dissuadir comportamentos de risco”.
De acordo com Patrícia Gaspar, “nos locais onde nos últimos 7 anos estes radares têm estado a funcionar, nós conseguimos reduzir em 74% o número de vítimas”.
“Isto é um sinal inequívoco de que os radares dão um contributo fundamental para a redução da sinistralidade”, realça.
Radares com sinalética própria
A partir do dia 1 de setembro há novos radares de controlo de velocidade média a funcionar no país. Ao todo haverá mais 37 aparelhos, com destaque para os que medem a velocidade média, que serão 12, sendo que o distrito do Porto vai ser o mais “vigiado”.
Os radares de velocidade média terão, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42.
De acordo com o Automóvel Clube de Portugal, ao contrário dos radares fixos e móveis, os de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas antes calculam se os mesmos andaram mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado trajeto.
O novo radar deteta a velocidade do veículo num primeiro equipamento e depois volta a registar a velocidade num segundo equipamento, cabendo ao sistema calcular o tempo e a velocidade média entre estes dois pontos.
Onde vão estar os novos radares?
Os radares de velocidade média vão estar localizados em quatro autoestradas: na A1 (em Santarém e na Mealhada), na A25 (em Águeda), na A3 (em Braga e na Trofa) e na A42 (em Paços de Ferreira).
A velocidade média também vai ser controlada em três estradas nacionais: na Nacional 10 (no Montijo e em Vila Franca de Xira), na Nacional 109 (na Figueira da Foz) e na Nacional 211 (em Marco de Canavezes).
Em termos de itinerários complementares, os novos aparelhos vão ser colocados no IC19 (em Sintra) e no IC2 (em Loures).
Nos restantes 25 locais, sobretudo estradas nacionais, será medida a velocidade instantânea.
Atualmente a rede SINCRO (Sistema nacional de controlo de velocidade por radares fixos) controlada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), conta com 61 radares, a que se juntam agora mais 37.