Rangel viu sismo como "teste real às nossas capacidades de resposta"
26-08-2024 - 10:07
 • João Malheiro

Governante reiterou a mensagem de "serenidade e funcionamento pleno das instituições", avançada pelo Governo em comunicado, nas primeiras horas.

Paulo Rangel considera que o sismo sentido esta segunda-feira em Portugal foi um "teste real às nossas capacidades de resposta".

Aos jornalistas, o primeiro-ministro em exercício, visto que Luís Montenegro está de férias, destaca a ação "altamente profissional" das autoridades da Proteção Civil na primeira hora após o fenómeno.

O governante realça que os métodos de resposta a um sismo "têm de ser constantemente renovados" e que o episódio desta segunda-feira serve de "projeção para o futuro para preparar cada estrutura da Proteção Civl e a população em geral para termos capacidade de resposta".

"Permite olharmos ponto a ponto do que são os fatores críticos de uma resposta a uma catástrofe natural", acrescenta.

"É importante testar os meios de reação, mas também tudo aquilo que nos permite minorar efeitos. Tudo será passado em revista", disse, ainda.

Paulo Rangel reiterou a mensagem de "serenidade e funcionamento pleno das instituições", avançada pelo Governo em comunicado, nas primeiras horas.